TEXTO FILOSÓFICO SOBERBO!

26 09 2008

Não resisto a transcrever aqui um maravilhoso texto que um grande amigo me enviou. Vem a propósito, numa época em que andamos todos socialmente deprimidos e alguns, como é o meu caso, vivem alguma turbulência psicológica fruto de uma vida algo asfixiante que hoje se vive, em que é difícil tomar decisões.

É assim:

Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que ‘sim’.
O professor tomou então uma caixa de fósforos e a vazou dentro do frasco. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que ‘Sim’.
Logo, o professor pegou uma caixa de areia e a vazou dentro do frasco.
Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um ‘Sim’ retumbante.
O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:
“Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdessemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que
realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades, e o resto é só areia.”
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou:  Então e o que representa o café? O professor sorriu e disse: “Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo”.

Pensem nisto!

Um abraço

Anúncios

Acções

Information

19 responses

26 09 2008
Pedro

Excelente texto, sem dúvida.
Tão rico de tão simples…

Abraço

26 09 2008
Vítor Ramalho

Este texto é bastante antigo. Fico feliz por ser um professor a lembrar-me que há muitos anos outro professor fez o favor de o ensinar.

26 09 2008
Paulo Roberto

Bem…
Sim senhor, gostei…
E acredito que esses alunos estejam, a partir desse dia, com muita atenção às aulas desse Prof.
Abraço

26 09 2008
Paulo Guinote

😉
Delicioso… e aromático!

26 09 2008
MARIA

Simplesmente fantástico!…

26 09 2008
Lai Cruz

Fantástico!

27 09 2008
mariaflor

Uma lição de vida sem muitas complicações,o segredo é a simplicidade que toca a todos.

27 09 2008
soniapessoa

uma lição de vida…

27 09 2008
domingos

Um texto com enorme dimensão!!! Devia ser sempre recordado, já que representa um simples mas eficaz modo de vida!

28 09 2008
Ana

Sem dúvida, um texto que faz pensar.

29 09 2008
arturcarvalho

Perfeito! Parece é que hoje em dia somos “obrigados” a prestar e dispensar mais tempo com alguns fósforos de que com as bolas de golfe.

29 09 2008
Vera C.S.Castanheira Nunes

É um texto interessante sem dúvida; mas já repararam que quase todos os comentários não passam de uma mão cheia de lugares comuns!… Que vidas tão pouco atentas, que leituras tão poucochinhas, que entusiasmo por um texto relativamente interessante e desdramatizante com pózinhos de ironia…
Estou a deitar-vos baldes de água fria pela cabeça abaixo?! não é bem isso, mas talvez o merecessem.
Boas leituras e exijam mais, procurem mais, a vida merece ser vivida com mais garra . Vejam o espectáculo até ao fim e aplaudam conforme a qualidade. Os espectáculos podem ser bons ou maus. O texto é interessante. E isso basta.

23 10 2008
alice Sainhas

Uma lição de vida sem muitas complicações, mas a Srª Ministra da Educação quer obrigar a prestar e dispensar mais tempo com alguns fósforos de que com as bolas de golfe é lamentar mas é realidade…
Obrigada pelo texto
Um abraço
Alice

15 04 2009
wanderson lima

e interasante persebermos o quanto o tempo e curto, portanto nao devemos gasta-lo com coisas inuteis a nossas vidas. o que pode parecer chato, e cansativo pode si torna augo interessantissimo,basta que oferessamos uma oportunidade a elas.

28 06 2009
rafael de oliveira

esse texto nops diz o que faz a filosofia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

2 09 2009
Antonio Rênio

O texto traz uma reflexão provocante acerca das coisas essenciais da vida. No entanto, parece que o nosso grande problema é não ter muitas vezes a sensibilidade e a sabedoria para captar e abraçar as coisas essenciais da vida. Uma diga simples e obvia, embora como diga Dr. Jung o obvio sem sempre é obvio: a consciência da nossa mortalidade deve nos chamar a atenção para as coisas essenciais da vida. Só temos essa vida, só temos uma chance. A vida não possibilita reprises. Por parecer duro e até certo ponto cruel, mas também, profundamente instigante, encantador e desafiador: Viver com intensidade a essencialidade da vida, que é inédita e irrepetivel.

23 09 2009
Isabela Ribeiro

Ótimo texto.A leitura dele permite-nos refletir aonde nos enquadramos nele,e perceber que a vida e o tempo são muito passageiro para que o perdamos com coisas
inúteis e mesquinhas.Temos que priorizar acima de tudo a nossa felicidade,afinal fomos criados para isso,tão somente precisamos fazer ou escolher as coisas certas.

23 11 2011
Marilia

nosssa gostei mto disso,fui obrigada a pstar no meu face,lindo!faz a gente refletir bastante

6 12 2011
Joao Alvarenga

Fiquei, encantado com este texto, gosto muito da historia da filosofia , de todos filosofos de toda epocas, deixo aqui meus agradecimento joao alvarenga.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: