PLÁGIO É CRIME E É FEIO

29 03 2008
Fruto da enorme difusão que a minha carta aberta ao Sr Rangel tem tido, eis que ontem uma colega, a quem chegou também o meu blogue, me manda um mail com um anexo retirado do DIÁRIO DE COIMBRA de 16 de Março, dizendo que a sua mãe lho tinha dado a ler. Ora, a colega ao ler aquela carta teve uma sensação de «dèja vu!». Lembrou-se, e de imediato me chamou a atenção.
Pois, trata-se de uma acto que para além de ser crime punível até 3 anos de prisão e pesadas multas, é muito feio e dá uma péssima imagem de quem o pratica, ainda mais quando se trata de um colega nosso e Mestre. É a maior desonestidade intelectual que existe.
Depois de lerem a carta que vai numa imagem anexa e compará-la com a minha, verificarão duas coisas interessantes: primeiro, em todos os pontos ele mete termos próprios mas deixa lá textualmente todas as minhas frases; depois, e esta é a parte a reflectir, reparem quais são os únicos pontos que ele não plagiou: o 4 em que falo nos fundamentalistas do PS e o 8 em que digo que a ministra é corajosa e determinada tal como outros grandes facínoras da História o foram!!! Curioso não? Porque será??? Hummmm… Vejam a assinatura: Mestre Anselmo Casimiro MILITANTE DO PS E VEREADOR DO PS. Há coisas fantásticas não há?
Entretanto já accionei todos os meios legais para repor a justiça, mandei um mail ao Jornal e falei com o Director que ficou estarrecido e também falei com o próprio Mestre Anselmo Casimiro, suposto autor do texto. À boa maneira de político que é, mostrou-se muito cordato, justificou-se dizendo que tinha sido um colega (Nuno Rolo) que lhe mostrou o meu texto imprimido e sem assinartura, como óptimo para editar, meter umas palavritas a mais e… plagiar!!! Pediu-me desde logo imensa desculpa e que tudo fará para que seja reposta a verdade e publicada no jornal.
Como acho que as pessoas têm uma oportunidade para reconhecer que erraram, vou esperar para ver. Tenho a garantia do Director que me fará chegar a edição onde tudo vai ser esclarecido.
Colegas: tudo isto para, essencialmente, dizer que há pessoas, mesmo na nossa classe, que cometem estas infantilidades, esquecendo-se do poder das redes sociais de hoje e que jamais se pode transcrever um texto ou parte dele sem autorização ou pelo menos a citação da fonte. Mesmo em jornais locais sem publicação online, tudo acaba por se descobrir. E é feio… muuuuuito feio!
Cliquem nestes links, leiam e comparem.
Anúncios

Acções

Information

10 responses

29 03 2008
isabel portugal

Olá Paulo mais uma vez.

Haja alguém que tenha a lucidez de comentar e verbalizar o descalabro nacional relativo ao copy-paste. Esta desgraça não é apanágio só de alguns pseudo-jornalistas, mas uma técnica que a sociedade portuguesa faz gala em “tirar teses de mestrado e doutoramento” quanto à capacidade mais ou menos apurada desta”ciência técnica”…
Aqui, nós educadores temos o dever de ensinar os nossos alunos a saber pesquisar informação, sob pena de formarmos mais uns tantos energumnos do mesmo calibre.

29 03 2008
np

Recebo o Diário de Coimbra cá em casa… e já confirmei: é verdade, sim senhor!
Vou até guardar esse exemplar! 🙂
Vou estar atento à edições futuras… para verificar o tal esclarecimento!
Força!

30 03 2008
amigona

Estou sem palavras!!! Um abraço…

31 03 2008
fernanda rocha

Sem comentários!!!

5 04 2008
Helena

E assim se escreve em Portugal…e assim se publicam artigos, crónicas, livros…e assim está este cantinho.

7 04 2008
NP

Paulo:

só para te avisar que o Diário de Coimbra, na edição de hoje, dia 7 de Abril, repôs a verdade dos factos, através duma pequena nota e da publicação do artigo, desta vez assinado com o teu nome! 🙂

17 04 2008
O. Pina

ATENÇÃO URGENTE
GRAVE ATENTADO À DIGNIDADE E À IMAGEM DOS PROFESSORES

EVITEM A TODO O CUSTO (E POR QUALQUER FORMA, INCLUINDO O SEQUESTRO) QUE A PROFESSORA ROSA, QUE ESTA NOITE APARECEU NO CONCURSO DA RTP1 “QUEM QUER SER MILIONÁRIO” VOLTE AO PROGRAMA AMANHÃ.

A IGNORANCIA DESTA SENHORA, PROFESSORA DE PORTUGUÊS, NOMEADAMENTE AO NÃO SABER O SIGNIFICADO DE TARTAMUDEAR, AO TER DÚVIDAS SOBRE A LOCALIZAÇÃO DE GUANTANAMO E DE QUEM FOI A MÃE DO INFANTE D.HENRIQUE PÔS A CREDIBILIDADE DOS PROFESSORES COMPLETAMENTE DE RASTOS E VEIO EXPLICAR, SE AINDA ERA PRECISO, PORQUE FOGEM DA AVALIAÇÃO COMO O DIABO DA CRUZ.

O REI VAI NÚ, MAS SÓ OS PROFESSORES É QUE NÃO QUEREM VÊR!

17 04 2008
pjrcarvalho70

Senhor Pina:
Então não é que tenho de lhe dar alguma razão???
No entanto, não se deixe levar pela ideia que uma pessoa que revela aquelas falhas de cultura geral, será necessariamente uma má professora!
Mas que ficou muito mal na foto, quer dizer, na TV lá isso ficou; não sei como estas pessoas se candidatam a concursos de cultura geral… Enfim!
Cumps

18 04 2008
O. Pina

Senhor Paulo Carvalho
A sua resposta fez subir em flecha o meu apreço pela sua honestidade intelectual.
Mas não estou totalmente de acordo consigo.
A Professora Rosa, até bastante simpática, poderá não ser necessariamente uma má professora.
Mas nunca será, obrigatoriamente, com a confrangedora falta de senso e de cultura geral que revelou, uma boa professora.
Um teste simples de admissão na carreira docente, ou avaliações posteriores, poderiam ter desviado esta senhora para uma carreira onde a sua impreparação produzisse menos estragos.
Ter-se-ia também evitado o manchar da imagem dos professores, de forma tão exposta e também inoportuna para a vossa luta.
Fiquei boquiaberto!
Cumprimentos

18 04 2008
pjrcarvalho70

Caríssimo Sr. Pina:
Apesar de reiterar que me pareceu muito mal uma pessoa formada revelar tão pouca cultura geral, em perguntas de quase «lana caprina», julgo que não se poderá, à partida, crucificar a senhora, mesmo enquanto professora; e digo-lhe porquê:

Para mim um bom professor deve dominar três dimensões: científica, pedagógica e interpessoal; ou seja, imagine que esta senhora é professora de matemática do 2º ciclo e domina perfeitamente as matérias que tem de leccionar; fá-lo de forma pedagogidamente correcta, conseguindo resultados e tem uma excelente relação afectiva com os alunos; só que tem pouca cultura geral!!!

Acha mesmo que, se for o caso, estamos perante uma má professora? Honestamente não me parece!

Um abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: